Aula de Campo em Primavera do Leste e Cuiabá

sábado, junho 18, 2011

Visita a AMM (Associação Mato-grossense dos Municípios)
Para conhecer melhor o cenário de desigualdade regional que predomina nos municípios mato-grossenses, um grupo de estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Barra do Garças, participou na manhã desta sexta-feira (17) de um debate sobre o assunto na Associação Mato-grossense dos Municípios. A comitiva, coordenada pela professora da UFMT, Antonia Ieda Delfino, foi composta por 18 alunos do 5º semestre do curso de Geografia.

O grupo foi recebido pelo superintendente da AMM, Maurício Munhoz, que fez uma palestra sobre as desigualdades regionais em Mato Grosso. Segundo Munhoz, os municípios apresentam disparidades econômicas muito significativas. “Algumas cidades concentram a riqueza do agronegócio e outras estão estagnadas economicamente, com limitadas oferta de empregos e sem muita perspectiva de crescimento”, assinalou.
Esse diagnóstico pode ser confirmado pelas diferenças que se verificam no PIB dos municípios. Para efeito de comparação, enquanto Campos de Júlio, localizado na região Oeste, concentra um PIB/per capita de 60 mil dólares, em Acorizal, na Baixada Cuiabana, esse indicador equivale a 900 dólares.
Em Mato Grosso, 76 municípios, que correspondem a 54% das cidades, apresentam o Produto Interno Bruto abaixo da média nacional. O PIB per capita desses municípios equivale a R$ 8 mil, enquanto a média nacional é de R$ 15 mil. Cerca de 2,4 milhões de habitantes moram em municípios carentes, o que reforça o argumento da disparidade econômica e social verificada no estado.
Maurício lembrou ainda que a reedição dos índices do ICMS visando uma distribuição mais justa e igualitária para os municípios pode ser um instrumento para diminuir as desigualdades. A AMM abriu o debate sobre o assunto e estabeleceu a redistribuição do imposto como umas das prioridades da atual gestão.
A falta de autonomia financeira das prefeituras agrava ainda mais a situação, pois prejudica investimentos em setores básicos para atender a comunidade. As prefeituras ficam com a menor fatia na partilha do bolo tributário nacional. Enquanto a União concentra 59% dos recursos e Estados, 27%, os municípios ficam somente com 14%.
Maurício salientou que, além das ações realizadas em bloco pelos prefeitos que constituem consórcios, as iniciativas individuais também são muito válidas para fomentar o desenvolvimento econômico local. Ele citou o caso de Nortelândia, onde o prefeito Neurilan Fraga desenvolve um amplo programa de geração de emprego e renda através de ações pontuais, como a criação de uma cooperativa, onde trabalham muitas famílias que antes dependiam do garimpo para sobreviver.
A equipe da AMM também apresentou aos universitários a atuação da instituição, que se mobiliza pela defesa das bandeiras municipalistas, mas também tem uma forte atuação na área técnica, com vários serviços prestados às prefeituras.





Seplan realiza palestras sobre MT+20 e SIIGEO aos alunos de Geografia da UFMT/Barra do Garças


Os alunos do 5º semestre de Graduação em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso, do Campus Universitário do Araguaia, em Barra do Graças, assistiram na tarde dessa sexta-feira (17.06), palestras sobre o Plano de Desenvolvimento de Longo Prazo (MT+20) e sobre o Sistema Interoperável de Informações Geoespaciais do Estado de Mato Grosso (SIIGEO). As palestras estão sendo realizadas no auditório da Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan). Na parte da manhã, os alunos conheceram a sede da Associação Matogrossense de Municípios (AMM) e assistiram uma apresentação sobre mobilidade urbana. A secretária Adjunta de Planejamento, Regiane Berchieli deu as boas vindas aos alunos e agradeceu a presença de todos.
Sob a orientação da professora de Geografia do Campus UFMT/Barra do Garças, Antonia Ieda Delfino, os alunos vieram conhecer mais sobre o MT+20 e as políticas de desenvolvimento regional do Estado. Antonia explicou que essa visita faz parte de uma aula de campo, da disciplina “Teoria Regional e Regionalização”, onde trabalhamos toda parte teórica. “Esse é o momento dos alunos verem a parte teórica na prática, aprender como o fazer, como são criadas as políticas públicas, os agentes envolvidos e o papel do Estado na execução das mesmas”, explicou.
Na oportunidade Luceni explicou como foi elaborado o MT+20, os cenários e as metas para os próximos 20 anos. O MT+20 é um planejamento estratégico de curto, médio e longo prazos, de 2006 a 2026. “Não é um projeto do Executivo e nem do Governo, mas do Estado de Mato Grosso. Os conceitos do MT+20 são desenvolvimento sustentável, planejamentos participativos e cenários”, reforçou Luceni, lembrando aos alunos o processo de atualização recentemente realizado pela Seplan.
Durante a apresentação, Luceni explicou aos alunos que as estratégias consolidadas no Plano de Desenvolvimento de Mato Grosso deverão orientar as ações para os próximos vinte anos, “isso significa que, as ações planejadas serão consolidadas em programas e projetos os quais deverão constar já no próximo PPA 2012-2015, de modo a trilhar um novo ciclo de desenvolvimento e crescimento econômico sustentado”, informou a coordenadora.
Luceni ressaltou ainda a importância da participação dos diversos setores e segmentos da sociedade, “pois nessa etapa estarão sendo definidas linhas de ações estratégicas para os próximos 20 anos e juntamente com as prioridades contidas no Plano de Governo ‘Mato Grosso em Primeiro Lugar’, nortearão também os próximos quatro anos do Governo Silval Barbosa", explicou.

O MT+20 é um Plano de Estado. Ele foi elaborado á partir de audiências públicas e discussões com diversos segmentos da sociedade civil organizada, com o objetivo de ao longo dos anos, reduzirem as desigualdades econômicas e sociais existentes hoje e que o estado tenha um desenvolvimento sustentável e receba novos investimentos.
Barra do Garças faz parte da Região IV de Planejamento e está localizada no Leste do Estado, onde estão também os municípios de Pontal do Araguaia, Araguaiana, General Carneiro, Novo São Joaquim, Torixoréu, Ribeirãozinho, Ponte Branca, Araguainha, Água Boa, Querência, Ribeirão Cascalheira, Canarana, Cocalinho, Campinápolis, Nova Xavantina, Nova Nazaré.
Na segunda parte da visita os alunos assistiram uma palestra com os técnicos da Superintendência de Informações (SEI), sobre o SIIGEO. A apresentação foi realizada pelos técnicos Adriano Serafim, Rosineire Paixão, Sebastião Renato de Moraes e Araken Lotufo.
A superintendente de Informações, Nivanda Araújo, recebeu os alunos dando as boas vindas e ressaltou a importância do SIIGEO. “Um dos aspectos inovadores do sistema é a completa abertura e transparência na disponibilização de diversos níveis de informação de dados do Estado, sem custos, incluindo informação em tempo real sobre diversos setores da administração pública, privada e público em geral, órgãos de comunicação social, escolas e Universidades”, disse.

O novo sistema visa promover a integração e o compartilhamento de informações georreferenciadas (informações linkadas ao espaço geográfico por meio de coordenadas), com transparência, parceria e racionalização para todas as entidades públicas e privadas das três esferas de Governo e sociedade mato-grossense.
Por meio do SIIGEO o Governo terá um sistema que ajudará o gestor e o cidadão a ter acesso às informações otimizando tempo e permitindo um controle social por parte da sociedade, na transparência das ações do Governo.

4 comentários:

Aires: Poeta por gosto e por pirraça disse...

Parabéns ao colegiado de Geografia pelas iniciativas brilhantes de levar seus alunos à campo, possibilitando que os mesmos aprendam na prática o que aprenderam na teoria. A Geografia, quando trabalhada de forma holística possibilita um melhor aprendizado e passa a ter maior importância na vida do acadêmico. O acadêmico passa a respirar, sentir, ver e viver a Geografia em seu cotidiano. Enfim, a Geografia passa a ter sentido em sua vida.
Abraços a todos,
AIRES JOSÉ PEREIRA é Licenciado e Especialista em Geografia pela UFMT - Campus de Rondonópolis, Mestre em Planejamento Urbano pela FAU_UNB, Doutorando em Geografia na UFU, prof. Assistente III da UFT no Campus de Araguaína, possui vários artigos publicados em eventos e Revistas científicas e alguns livros editados.

Aires: Poeta por gosto e por pirraça disse...

Gostaria de saber quando vai acontecer outro evento científico aí em Barra do Garças, pois quero participar e, de repente levar alguns acadêmicos do curso de Geografia daqui da UFT para apresentarem trabalhos também.
Abraços,
Aires José Pereira

Aires: Poeta por gosto e por pirraça disse...

Boa tarde colegas professores do curso de Geografia do Campus da Barra do Garças - UFMT, gostaria de saber quais as datas do evento cientíco de vocês. Quero participar com meus alunos aqui de Araguaína - TO (UFT).
Abraços,
Aires José Pereira é prof. do curso de Geografia da UFT no Campus de Araguaína, minstrando aulas de filosofia da Educação e Geografia Regional e Espaço Mundial; Doutorando em Geografia na UFU; mestre em Planejamento Urbano pela FAU - UNB; Graduado e Esepcialista em Geografia pela UFMT em rondonópolis.

Aires: Poeta por gosto e por pirraça disse...

Boa tarde caros colegas do curso de Geografia da UFMT - Campus de Barra do Garças, gostaria de saber de vocês quando será o próximo evento científico, pois pretendo ir participar e levar meus alunos para participarem também.
Abraços,
Aires José Pereira

Postar um comentário

 
Geografia UFMT- Barra do Garças | by TNB ©2010